6 receitas caseiras de cosméticos à base de flores

O farmacêutico Jamar Tejada ensina a preparar hidratantes, cicatrizantes, esfoliantes…

Além de decorar e perfumar os ambientes, as flores tem propriedades medicinais. Tanto que são matérias-prima para inúmeros cosméticos desde hidratantes labiais, loções, máscaras, shampoos, sabonetes e afins.

“As plantas podem ter ação mais sistêmica [usada em medicamentos] ou o efeito estético. Seus ativos fitoquímicos encontrados nas raízes, no caule, nas folhas ou nas flores,  podem variar a concentração dependendo da estação do ano “, explica o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada.

Quer adotar uma rotina de beleza mais verde? Jamar ensina 6 receitas caseiras para pele à base de flores. Outra dica do exert: depois de prontas, guarde a fórmula em embalagens escuras, e não transparentes, pois garantem maior estabilidade dos compostos orgânicos.

Óleo de calêndula para minimizar as linhas de expressão 
Após lavar as flores de calêndula em água corrente, macere 20 g em 250 ml de óleo de oliva extra virgem. Deixe repousando durante 20 dias no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar). Depois, filtre com pano e esprema. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite, lave bem pela manhã.

Tintura de lavanda como antisséptico e cicatrizante 
Lave 10g de flores de alfazema, disperse-as em 2 litros de álcool neutro ou de cereais deixando em repouso por pelo menos uma semana. Modo de usar: molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

Essência de alfazema anti-fadiga
Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750 ml de azeite e deixe macerando por 20 dias em local longe de luz e umidade. Filtre a mistura em tecido de linho. Para aliviar cansaço, pingue algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca. Potencialize o efeito aplicando-o também sobre as têmporas e os pulsos.

Hidratante facial de camomila
Lave  1 xícara de chá de  flores de camomila em água corrente. Bata no liquidificador com ½ pote de iogurte natural, deixe em repouso por uma hora. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos. Tire com algodão embebido em água.

Esfoliante de rosas brancas 
Separe as pétalas de três rosas brancas em um recipiente. Adicione 6 colheres de sopa de farelo de aveia + 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem. Misture bem. Aplique a mistura no corpo e rosto durante o banho, massageando com suavidade. Use uma vez por semana.

Leite hidratante de rosa e camomila 
Depois de lavadas, separe as pétalas de rosas (8 botões de rosas brancas)  e as flores de camomila (4 colheres de sopa) num recipiente de vidro. Em seguida, leve o leite (2 xícaras) no fogo, até começar a levantar fervura  e despeje sobre as pétalas de rosa. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 3 horas. Depois coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar.