A Guerra diária anti-envelhecimento

Todo mundo ouve falar em anti-oxidantes e radicais livres quando o assunto é envelhecimento, sabe que existe alguma relação aí, mas não tem a mínima idéia de quê, aliás esses radicais livres deveriam estar presos?! São do grupo do mal? E presos onde?

Esse artigo escrevi pra você entender o processo e não fazer cara de entendido quando não está entendendo nada! Simplificando um dos maiores culpados é o oxigênio, respirar envelhece, mas calma, não precisa fechar o nariz!

Os antioxidantes são do grupo do bem e destroem os radicais livres, o grupo do mal e a todo momento está ocorrendo uma guerra dentro do nosso corpo, entenda.

Primeiramente, os radicais livres são moléculas que ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma, oxidação é sim o “enferrujamento”, “envelhecimento” da mesma, ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam as coitadinhas de nossas células. Essas lesões levam ao envelhecimento precoce e até mesmo à várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e o temível câncer.

Não tem como não ser atingido por eles, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de nos previnirmos conta a ação das moléculas de radicais livres.

Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres, eles agem impedindo a formação das moléculas, também são capazes de impedir esse ataque dos radicais livres evitando a formação dessas lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.

Anote aí onde você encontra os anti-oxidantes, o grupo do bem:

Entre os antioxidantes estão a vitamina A, que pode ser obtida através do consumo de cenoura, abóbora, brócolis, batata doce, tomate, couve, melão, pêssego, entre outros alimentos e tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele e vitamina C, presente em laranjas, limas, limões, pimentões, vegetais com folhas verdes e morangos e pode previnir o câncer retal ou de cólon.

Já a vitamina E está presente nas frutas secas e sementes, grãos integrais, óleos vegetais e óleo de fígado. Outro antioxidante conhecido, o selênio, pode ser obtido da carne de peixe e frutos do mar, carne vermelha, ovos, frango e alho e pode impedir danos causados por radicais livres associados a doenças específicas como artrite ou catarata.

Os flavonídes são responsáveis por “eliminar”os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cerdiovasculares. O licopeno é o principal flavoníde encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.

As catequínas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.

Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo.

Um dos antioxidantes que muito se ouve falar por aí é o resveratrol, uma substância encontrada na casca da uva vermelha e presente em vários derivados deste fruto, como por exemplo, o vinho tinto, depois que se descobriu isso muita gente começou a beber, muito cuidado aí! Além de sua ação anti radicais-livres ele evita acúmulo de colesterol, diminuindo risco de doenças cardiovasculares, combate dores articulares, previne da doença de Alzheimer, aumenta a resistência de fibras colágenas;

Outra dica interessante é a Coenzima-Q10, mas vamos deixar esse assunto pra outro artigo, pois na luta contra o envelhecimento toda informação é pouca!

E não se esqueçam sempre consultem um farmacêutico, médico endocrinologista, nutrólogo e/ou nutricionista para a indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes para cada individuo e saiba que os alimentos podem ser utilizados como auxiliadores na prevenção e tratamento de várias doenças e não podem ser substitutos de medicamentos e outros tratamentos indicados por um médico.

guerra-anti-envelhecimento

Confira outras matérias do nosso colunista no site: www.tejardiando.com.br. Na Anjo da Guarda- Farmácia de Manipulação e Homeopatia (11 3063-1333) você encontra 60 capsúlas de resveratrol 50mg por R$45,00

Veja a matéria na íntegra: http://www.tatianadumenti.com.br/a-guerra-diaria-anti-envelhecimento/