Aprenda receitas caseiras para cuidar das unhas e da pele!

Não é nenhum segredo que os cuidados com o corpo são necessários para ter uma vida saudável. Por isso, também é muito importante cuidar da pele e das unhas mesmo que seja com receitas caseiras bem fáceis de serem feitas, especialmente quando falamos de hidratação.

Para cuidar da pele e das unhas, o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada indica preparar  receitas caseiras que levam óleos naturais . “Com alto poder de absorção e hidratação, os óleos naturais ajudam a manter a pele mais bonita e hidratada.”

Segundo o especialista, os produtos industrializados utilizam químicos que o corpo não consegue desintoxicar e o mesmo não acontece com os produtos naturais. Entretanto, é preciso saber que esses princípios ativos dos produtos naturais também podem ser tóxicos,  então é necessário fazer testes na pele para verificar se há reação alérgica.

Fique atenta aos sinais

“Pele oleosa ou ressecada indica que algo está errado no corpo e o primeiro sinal que aparece quando você não está bem é na pele”, diz o profissional. Ele explica que utilizar medicamentos com hormônio, além de problemas de intestino e má alimentação, podem resultar em um desequilíbrio de oleosidade na pele, que não absorve os nutrientes corretamente. O mesmo acontece com as unhas, que geralmente quebram mais facilmente ou ficam manchadas quando há algo errado com o organismo.

Cuidados básicos

Os principais cuidados básicos, nesses casos, são principalmente com o corpo: beber água, se alimentar bem e, consequentemente, ter flora intestinal equilibrada e um bom funcionamento dos órgãos internos. “Sem esses cuidados, o resto é apenas paliativo”, afirma Jamar.

Como o certo é estar bem nutrido de dentro para fora, depois disso os cuidados externos são bem simples. “O segredo de uma pele e unha saudáveis é a hidratação .” Mas ao contrário do que muita gente pensa, é, sim, possível fazer esses cuidados em casa e com ingredientes fáceis de encontrar.

Receitas para unhas mais fortes

Para as unhas , o farmacêutico e homeopata indica óleo de cravo, pelas propriedades antifúngica, analgésica e antisséptica.

Outra dica para ter unhas mais fortes e saudáveis é utilizar óleo de Neem, que controla diversos tipos de fungos, além de ser antibactericida, antiviral, antisséptico e anti-inflamatório. Pode ser um grande aliado já que trata os fungos, micoses, além de hidratar e reparando as rachaduras causadas pelo ressecamento.

A receita nos dois casos é molhar um aldodão com o óleo e esfreguar nas unhas uma vez ao dia. Ou até mesmo misturar algumas gotas de óleo com loções para bebês antes de passar nas unhas.

Receitas para pele

A dica para cuidar da pele em casa também envolve óleos, que podem ser misturados a um hidratante corporal. Segundo o especialista, não tem problema se quiser misturar inclusive óleos diferentes, desde que em pequenas quantidades de óleo e de creme (cerca de duas gotas de óleo para 100ml de hidratante). “Quando mistura o creme com o óleo mineral ele fica diluído e ocasiona menos irritabilidade do que se passar diretamente a pele”

Também é possível juntar 100 ml de óleo mineral infantil com 10 gotas de óleo para poder utilizar pelo corpo. Nesse caso, os óleos recomendados são:  melaleuca, óleo de semente de uva, oliva, óleo de macadâmia, óleo de argan, rosa mosqueta e coco.

A dermatologista Larissa Viana afirma que existe o óleo essencial perfeito para cada tipo de pele. Segundo ela, entre os óleos “queridinhos da atualidade” estão o óleo de coco e de amêndoas, principalmente por conta da ação hidratante e antioxidante.

“Porém, os óleos essenciais, que não tem essa consistência oleosa, são os responsáveis pelo aroma das plantas podendo ser igualmente utilizados com essa finalidade na rotina ‘home beauty care'”, explica.

O óleo ideal varia de acordo com o tipo de pele. As indicações da especialista que podem ser usadas para as  peles mais secas são mirra, o sândalo, cedro e camomila, os quais hidratam e revitalizam. Já em peles oleosas  é possível utilizar o gerânio, laranja, Ylang Ylang, neróli e limão, pois possuem um poder adstringente. Quem tem pele com acne  pode apostar no óleo de melaleuca, gerânio, lavanda limão e patchouli, que tem efeito poderoso contra as espinhas.

Para hidratar a face de peles secas e desvitalizadas, use 1 colher sopa óleo de coco na forma pastosa (o óleo de coco pode adquirir essa forma ao ser colocado na geladeira), 1 cápsula de vitamina E, 1 colher e meia de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de linhaça e 1 colher de chá de mel. Misture tudo, aplique na face, pescoço e colo e espere cerca de 15 minutos. Se você tiver a pele oleosa, use meia colher de sopa de oleo de coco e meia colher de sopa de argila branca com os outros itens já indicados acima.

Para fazer uma máscara calmante facial, utilize 2 chá colheres de mel, 1 colher de gel de babosa (aloe vera) e acrescente 1 ou 2 gotas do óleo essencial para seu tipo de pele. Misture tudo, aplique e deixe entre 10 e 15 minutos. Depois, lave com água quente. Essa receita possui efeito calmante e pode ser utilizada para pele irritada e sensitiva. É bom para todos os tipos de pele e não há contra-indicação.

Como a pele fica muito exposta ao Sol é comum ter algumas manchas. Para ajudar nesse problema, também existe uma receita caseira simples que pode ser de bastante benefício: 1 colher sopa de argila branca, 1 colher sopa de vinagre de maçã e entre 2 ou 3 gotas do óleo essencial mais indicado para o seu tipo de pele. Misture tudo com água de maneira suficiente para formar uma pasta, passe no rosto e limpe depois de 15 minutos.

Se você tem uma pele com acne e deseja uma máscara detox que ajude a secar as espinhas, misture 1 colher chá  de argila verde, 1 gota de óleo essencial de eucalipto e 2 gotinhas de óleo essencial de melaleuca em1 colher de sopa de água. Dilua os óleos em água e acrescente a argila. Misture bem e aplique no rosto, evitando a área dos olhos. É recomendado deixar entre 5 e 8 minutos ou até secar, depois é só lavar e secar o rosto de forma delicada.

É importante lembrar de sempre diluir o óleo essencial em água se for utilizar como complemento para as receitas caseiras. Além disso, também é fundamental limpar a pele antes da aplicação dos óleos, para um melhor efeito.

Fonte: Delas – iG @ http://delas.ig.com.br/beleza/2017-11-26/receitas-caseiras-unha-pele.html