Dietas, milagres e vergonha na cara

Esta é a foto incentivo que coloquei na minha geladeira

Esta é a foto incentivo que coloquei na minha geladeira

Mais uma vez o bendito e safado verão chegou! Aliás todo ano ele chega, assim como sua promessa de tornar este corpo decadente em uma forma de vida eterna, o que chamo de processo Mum-Rá, quem assistia He-man sabe o que estou falando. De repente todo mundo se matriculou na academia, outros como eu, penduram a foto de quando seu corpo esteve na melhor forma na porta da geladeira e pedem ajuda pra todos os santos “amarradores de portas” para que você mesmo não a deixe abrir, outros correm para fazer cópia da receita mágica da vizinha que emagreceu em apenas um mês mais de 15 quilos, outra procura a receita de um chá milagroso indicado pela apresentadora de TV que aparentemente pesa mais de 90kg e jura que já perdeu mais outros 10…

Pedindo socorro, para alguns tudo é válido e realmente não há preço que se pague por não poder levantar da cadeira de praia por vergonha da vizinha, da sogra ou quem esteja sentado ao lado, também à frente e atrás. É nessa hora que as pessoas acabam cometendo verdadeiros suicídios, onde quem mais sofre é o fígado, sem falar do restante do organismo, e acredite que muita gente diz: “Mas fígado ninguém vê! A gordura sim!”. Será?

O primeiro passo para um organismo sadio é a desintoxicação. Beber líquidos constantemente é a pedida, seu corpo precisa eliminar as toxinas retidas, tendo atenção redobrada com os refrigerantes, verdadeiras toxinas engarrafadas e os chás, não é porque é natural que faz bem. Muita gente acaba se “jogando” em chás diuréticos e chás que aumentam a “mobilidade” intestinal e ao invés de resolverem um problema acabam acrescentando mais um. Mesmo que a indicação do chá estiver correta, muita atenção quanto a procedência, desconfie da velhinha curandeira com largo sorriso e cara de índia que vende atrativos saquinhos de “mato”no ponto do ônibus, estas plantas estão ali recebendo fumaça o dia inteiro e você não sabe onde foi colhida, será que o jardim não ficava dentro de um chiqueiro? Eu não arriscaria.

Excesso de chás diuréticos, como aqueles que encontramos nas drogarias chamado chá de 10,20, 30, 40 ou quantas ervas forem, fazem com que haja perda de sais minerais importantes para seu organismo, tendo como primeiro efeito colateral a desidratação, além de cãibras. Beba-o com moderação depois da correta orientação de seu médico, farmacêutico e nutricionista. Depois de realizado o processo de infusão a validade destes chás não passa de 24 horas, caso mantidos em geladeira, além disso, você não sabe há quanto tempo esta erva foi colhida e como. Se você tem preguiça de fazer chá e preparou 5 litros de uma única vez para beber durante a semana e o deixou lá repousando por dias, não estará tomando o princípio ativo da planta que causa o efeito diurético e sim uma verdadeira sopa de bactérias, que se alimentam dos nutrientes liberados na infusão. Além disso, não ferva as plantas com água, você acaba perdendo o princípio ativo, despeje a água fervente sobre elas, ou seja, faça uma infusão e deixe repousar por no mínimo 10 minutos, até máximo de 1 hora, tempo para que estas substâncias sejam liberadas. O correto é preparar a infusão e bebê-la assim que esfriar. Atenção redobrada para as plantas de efeito laxante, como o sene e a cáscara sagrada, você pode causar diarréia, seguida de desidratação, mesmo que pense que está eliminando toxinas, você está eliminando sua flora intestinal e isto não é nada bom! A simples e boa água é o ideal, beba no mínimo dois litros diários.

Outro problema muito sério são as cópias das receitas da vizinha, do colega de academia, etc. Cada indivíduo é um organismo em particular! Não foi porque deu certo na sua vizinha de 100kg que pode dar certo com você! O acompanhamento de profissionais especializados é fundamental, não se esqueça sua manicure, podóloga e cabeleireira não são especialistas em anatomia, fisiologia e farmacologia, no máximo o que farão por você é te deixar linda na cama do hospital quando você estiver por aí caindo pelos cantos depois da famosa fórmula milagrosa. Parece piada, mas infelizmente é o que ocorre.

Não é também pelo fato de ser um profissional da saúde que você possa se entregar facilmente. Pesquise! Informe-se! Desconfie daqueles que na primeira consulta não lhe pedem exames, sequer medem sua pressão arterial e principalmente daqueles que adoram repassar um medicamento de tarja vermelha ou preta, você pode estar entrando em uma verdadeira cilada. A perda de peso com o uso de anorexígenos é realmente rápida, assim como a ação de seus efeitos colaterais. Aproveitar suas férias em forma, mas tendo palpitação cardíaca, não dormindo à noite e querer “morder” de raiva cada pessoa a sua volta, são ao meu ver um preço muito alto a se pagar, sem falar que você não poderá sequer provar aquela caipirinha, e não adianta achar que se ninguém ver você bebendo não causará nada, seu fígado e sua cabecinha responderão ao efeito rapidinho.Atualmente o mercado dispõe de produtos fitoterápicos (derivados de plantas) que possuem os mesmos efeitos que os anorexígenos possuem, mas sem seus efeitos indesejados, bons profissionais da saúde os conhecem.

Enfim, pesquise, informe-se e ânimo! O acesso à informação é para todos. Levante –se do sofá e mãos a obra, mesmo que você não esteja em paz com seu espelho, você vai ter que encarar o fato de que este é o único corpo que você possui e que é um pecado renunciá-lo!

3 Responses to Dietas, milagres e vergonha na cara

  • Querido, seria muito bom se muitas pessoas tivessem conheçimento sobre isto, como Educadora Física também tenho q em tres meses deixar alunos q o ano inteiro abusaram da mesa farta, da ociosidade com o corpo de quem malha o ano todo!! Um corpo saudável e consequentemente bonito é resultado de muitos fatores, alimentação, suplementação, exercícios fisícos , saúde mental , hirdatação ,sono, Não é fácil, mas com certeza é mais inteligente previnir do que remediar!!!

  • amei sua materia, trabalho na saude na area da fitoterapia, a amo esse ramo de saude/beleza
    bjos
    me add no face: luana berteli

    • Que bom ler isso Luana! Nós, profissionais da área mais “naturalista” por assim dizer devemos dar voz ao nosso trabalho.
      Um beijo