Exagerou no carnaval ? O farmacêutico Jamar Tejada dá a dica pra dar aquele “UP”no seu fígado

Tudo o que entra no nosso corpo — alimentos, o ar que respiramos e até o creme que penetra na pele — passa pelo fígado. Por isso, quem deseja perder peso deve, primeiro, desintoxicar o órgão. “Se ele não estiver livre de toxinas e excesso de gordura, a perda de peso será muito mais lenta”, alerta o farmacêutico homeopata Jamar Tejada.

Se o consumo de gorduras está excessivo, o fígado transforma o glicerol e o ácido graxo em triglicerídeos, armazenando-os no tecido subcutâneo, criando camadas de tecido adiposo, os famosos pneuzinhos.

“Já os carboidratos ingeridos em excesso são transformados em glicose, a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose ao fígado, ele libera uma parte para a circulação sanguínea e armazena outra sob a forma de glicogênio. Mas, se o fígado já está cheio de glicogênio, o carboidrato passa a ser transformado em triglicerídeos, sendo enviado para os tecidos subcutâneos”.

Para facilitar o trabalho do fígado, Tejada indica uma receita simples:

Ingredientes

2 maçãs vermelhas grandes

1 pera verde grande

½ xícara de mirtilos vermelhos frescos

1 folha de couve

1 pepino pequeno

Modo de fazer

Lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços pequenos, mantendo a casca, e bata no liquidificador até ficar homogêneo.

A dica é consumir o suco por pelo menos 3 vezes por semana, durante um mês. “Quanto melhor a qualidade nutritiva das suas refeições, melhor seu fígado responderá e mais rápido você perderá os quilos extras”, finaliza.

Fonte: Revista Pense Leve