Flores que cuidam de você!

Confira na íntegra essa super matéria para a Revista Beleza Natural!

Dotadas de beleza e variados perfumes, elas possuem propriedades que podem te ajudar a deixar sua pele sempre hidratada, nutrida e saudável. Aprenda a usá-las em receitas caseiras aprovadas por especialistas.

Cores vivas ou suaves, aroma delicado ou marcante. Assim são as flores, com suas essências e propriedades, utilizadas há séculos como aliadas da beleza. A farmacêutica criadora da linha de cosméticos naturais Ewé Alquimias, Mona Soares (BA), explica que diversos elementos das plantas podem conter princípios ativos com potencial para uso na cosmética.  “Com relação às flores, ainda temos o seu apelo simbólico, que está relacionado à beleza e feminilidade”, comenta. Alvos deste poder, cabelos e pele obtêm muitos benefícios. “Um simples chá feito a partir delas pode ser usado como tônico facial, para diluir a argila em uma máscara ou ainda no último enxágue das madeixas, por exemplo”, pontua a especialista. O farmacêutico e homeopata Jamar Tejada (SP) concorda e acrescenta que esta parte da planta pode ter várias propriedades medicinais e estéticas. “Por este motivo, são utilizadas em diferentes produtos, desde hidratantes labiais, loções, máscaras e xampus e até para tratar rachaduras dos pés, por exemplo.”

Jardim poderoso :
Com o crescimento do setor de cosméticos naturais, elas têm sido bastante empregadas neste meio, o que é bom para nós e para o meio ambiente. “Quando usamos cosméticos elaborados com flores verdadeiras ou seus óleos essenciais e extratos, estamos trazendo benefícios para nosso corpo não só em relação à beleza, mas também para a saúde e a natureza, por serem altamente biodegradáveis”, afirma Mona. Segundo ela, algumas das variedades mais utilizadas são calêndula (pele sensível e produtos infantis), camomila (alergias e produtos capilares), lavanda (desodorantes e tônicos faciais), rosa (pele madura e seca) e flor de laranjeira (pele sensível e mista).

Beleza natural :
A farmacêutica ressalta que, ao fazer receitas caseiras, deve-se optar por plantas disponíveis em casas de ervas e produtos naturais ou farmácias de manipulação. “Jamais devemos usar no cuidado com a beleza as compradas em floriculturas, pois elas geralmente possuem alta carga de defensivos agrí- colas que não devem entrar em contato com o organismo.”

Use com segurança

Tejada aponta que apesar do uso artesanal garantir a essência natural da flor, é preciso tomar cuidado, já que muitas pessoas as misturam aos seus produtos diários sem quaisquer estudos. “Toda flor contém substâncias quí- micas que, quando em contato com os cosméticos, reagem e podem formar novas composições prejudiciais à pele, podendo causar alergias e até mesmo danos maiores como queimaduras e manchas”, adverte. Outro ponto importante é o perigo de contaminação quando não se faz o devido processo de esterilização dos utensílios. “Consulte sempre um farmacêutico e procure fazer uso de variedades mais conhecidas sobre as quais já há algum estudo publicado, como camomila, calêndula, rosa, etc., não se esquecendo de que dentro de uma mesma espécie podem existir subespécies, com outras características ativas”, ressalta o especialista. A seguir, você confere algumas dicas de Mona e Jamar para poder aproveitar os diversos benefícios destas verdadeiras fontes de beleza com fórmulas seguras e totalmente naturais, que serão suas grandes aliadas para manter o rosto e corpo sempre bonitos e saudáveis, sem precisar e preocupar com o uso de cosméticos industrializados.

  1. PELE MADURA: SÉRUM FACIAL DE ROSAS E JOJOBA

INGREDIENTES
• 1 col. (sopa) de pétalas de rosa
• 5 col. (sopa) de óleo de jojoba

MODO DE FAZER: Misture todos os ingredientes em um frasco e leve ao banho-maria por aproximadamente 30 minutos. Tampe o frasco e aguarde por 7 dias. Após esse período, coe as pétalas, espremendo-as com um tecido limpo em outro recipiente, de preferência um mais escuro. Armazene em um local fresco e seco.

       2.  OLHEIRAS: PASTA DE CAMOMILA E ARGILA VERMELHA

INGREDIENTES
• 1 col. (sopa) de camomila
• 1 xíc. (chá) de água
• 1 col. (sopa) cheia de argila vermelha

MODO DE FAZER: Coloque a água para ferver. Assim que levantar ebulição, adicione a camomila. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão. Espere esfriar e coe. Hidrate a argila, acrescentando o chá aos poucos e misturando, até obter uma consistência cremosa. Aplique na pálpebra inferior com cuidado para não cair nos olhos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue. Pode ser usado em dias alternados.
DICA: o efeito calmante da camomila reduz olheiras, alivia coceiras e alergias e diminui a inflamação causada pela acne.

3. LOÇÃO CLAREADORA: ÁGUA DE MARGARIDA E ORQUÍDEA

INGREDIENTES
• 4 flores de margarida
• 1 flor de orquídea
• 2 xíc. (chá) de água

MODO DE FAZER
Lave as flores em água corrente. Coloque as pétalas em um recipiente de vidro. Coloque a água no fogo e quando começar a levantar fervura, despeje sobre as pétalas. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 2 horas. Depois deste período, coe a água em um pano de prato e descarte as pétalas. Conserve em geladeira até a hora de usar. Com auxílio de um algodão, umedeça toda a face com o líquido obtido e deixe secar naturalmente. Use toda noite, antes de aplicar seu creme noturno, sem enxaguar.

DICA: a margarida suaviza manchas e impede o escurecimento da pele quando exposta à luz solar. A orquídea aumenta a ação de seu creme facial

         4. RUGAS ÓLEO DE CALÊNDULA

INGREDIENTES
• 5 flores de calêndula
• 1 xíc. (chá) de azeite de oliva extravirgem

MODO DE FAZER Lave as flores em água corrente. Coloque-as em um recipiente de vidro escuro (âmbar) e acrescente o azeite. Deixe as flores macerando no líquido durante 20 dias. Após este tempo, coe com auxílio de um pano de prato, espremendo bem. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite. Lave bem o rosto pela manhã.

             5- ANTI-IDADE LOÇÃO DE JASMIM

INGREDIENTES
• 5 flores de jasmim
• 2 xíc. (chá) de água

MODO DE FAZER
Lave as flores em água corrente. Coloque-as em um recipiente de vidro. Coloque a água no fogo e quando começar a levantar fervura, despeje sobre as pétalas.Tampe o recipiente e deixe em repouso por 3 horas. Depois deste período, coe a mistura em um pano de prato e descarte as pétalas. Conserve em geladeira até a hora de usar. Com auxílio de um algodão, umedeça toda a face com o líquido obtido e deixe secar naturalmente. Não pegue sol e não deixe agir por mais de duas horas.

De olho na prateleira;

Jamar Tejada explica que cada espécie possui um perfil visual, tema estudado há muito tempo por meio dos florais de Bach. “Bach associava as diferentes características visuais da flor à personalidade humana, fazendo com que o uso das tinturas extraídas das mesmas equilibrasse as emoções.” Hoje, a indústria está atenta a esta beleza, que enche os olhos e atrai o consumidor. Portanto, se a ideia é comprar, é preciso estar atento:

  • Verifique se esse produto foi certificado pela ANVISA e se está dentro das especificações de validade
  • Certifique-se das características básicas de integridade da embalagem, como rachaduras, amassados e vazamentos
  • Dê preferência a embalagens escuras, pois garantem maior estabilidade dos compostos orgânicos contidos nos produtos

ALIADAS NATURAIS:


CALÊNDULA:
 Fonte de vitaminas e minerais, tem ação adstringente, antialérgica, anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. É calmante, refrescante e emoliente. Usos: tratamento de seborreia, fissuras de mama, rachaduras do pé, foliculite e fungos. Pode-se lavar ainda as feridas com um chá bem concentrado.

LAVANDA: Possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antitranspirante, antisséptica, cicatrizante e calmante. Usos: suas compressas podem ser utilizadas para abscessos, acne e dermatites. Desodoriza, acalma e refresca a pele. Funciona como repelente de insetos e até para combater piolhos.

CAMOMILA: Utilizada há séculos por seus poderes medicinais, é adstringente, antialérgica, calmante, cicatrizante e previne inflamações, também por suas características antibactericidas. Usos: o chá dá brilho ao cabelo, acalma e melhora a aparência da pele, além de reduzir olheiras e inflamações causadas pela acne.

ROSA: Tem poder adstringente, anti-inflamatório, antisséptico, calmante, refrescante, restaurador e previne os radicais livres. Usos: em higienizantes faciais, colabora com a remoção de impurezas espessas da maquiagem e da poluição atmosférica. Beneficia quem tem pele madura e desidratada e combate bactérias, diminuindo a formação de acne.

ORQUÍDEA: Nutre, hidrata e aumenta a regeneração celular. Além do seu poder antioxidante, ajuda a regular a pigmentação da pele, combatendo o envelhecimento causado pelos radicais livres. Usos: como ingrediente em hidratantes e tonificantes, mantém a maciez e textura aveludada.