[L’OFFICIEL] Especialistas dão dicas para cuidar do cabelo e barba no inverno

inverno chegou e com o clima mais frio  é importante redobrar os cuidados com o cabelo e a barba.  A baixa temperatura pode causar o ressecamento, já que o ar costuma ficar mais seco na estação. Esse ressecamento pode afetar a  pele masculina  e todo mundo sabe que uma pele ressecada traz várias consequências, entre elas a coceira e a descamação. E vamos ser sinceros, caspa no cabelo já é desagradável, na barba então, nem se fala!

“A temperatura mais baixa pode causar o ressecamento dos pelos faciais e deixá-los mais propício a sofrer com as pontas duplas e o frizz, além de agredir a pele por baixo dos fios, que também tende a ressecar e ficar mais sensível”, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata. 

Além do tempo naturalmente mais seco, a baixa temperatura faz com que tomemos banhos mais quentes,  o que afeta o couro cabeludo que  perde o óleo natural, deixando os fios sem lubrificação e desprotegidos. “Com a retirada deste óleo natural, o cabelo fica com um aspecto ressecado e enfraquecido, podendo quebrar com mais facilidade e ter pontas duplas, inclusive os fios dos homens. Além disso, a caspa, que é uma forma leve de dermatite seborreica, acaba se manifestando com mais frequência no inverno em razão de banhos muito quentes e pela menor exposição das pessoas ao sol”, explica o dermatologista Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos.

“Há casos em que o organismo repõe a oleosidade, deixando o cabelo e barba com a aparência engordurada,  por isso é importante se atentar a temperatura da água na hora de lavar os fios da barba e cabelo para evitar o efeito rebote”, completa Jamar.


CONFIRA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA