O Papel do Farmacêutico na Suplementação Alimentar.

bayer-logo-slogan

Os benefícios e malefícios dos suplementos alimentares, os ricos à saúde e como a orientação farmacêutica pode ajudar 

O mercado de suplementos alimentares tem registrado crescimento continuo nos últimos três anos. Segundo reportagem publicada na revista farmacêutica Kairos, estima-se que 5 milhões de pessoas consumam suplementos no Brasil, o que representou um movimento de cerca de R$940 milhões em 2015.

Pesquisa encomendada por entidades da área farmacêutica revelou o comportamento das pessoas em relação aos suplementos. O estudo avaliou 1007 domicílios localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Belém,, entre março e abril de 2015. Dentre os entrevistados , 47% de homens e 53% de mulheres,m com mais de 17 anos de idade, representando todas as classes sociais. De acordo com a pesquisa, em 54% dos lares brasileiros há pelo menos um individuo que consomem suplementos, o que representou 75% de aumento no consumo desse produto , quando comparado com 2014.

Existem condições prévias para a indicação de consumo dos suplementos e quem pode esclarecer são os especialistas na are da saúde.

Sem títuloPara o farmacêutico homeopata, Jamar Tejada. Os suplementos deveriam ser indicados quando a alimentação não é balanceada e por isso não atende as necessidades para o desenvolvimento da saúde.

“Não devemos indicar suplementos alimentares a pessoas com problemas renais e cardíacos, hipertensos ou que tirem quaisquer problemas de saúde que prejudiquem a distribuição , absorção ou eliminação desses pelo organismo, diz Tejada.

Segundo o especialista: “o papel do farmacêutico na suplementação alimentar é justamente orientar e alertar as pessoas mediante ao consumo correto desse produto e, principalmente, em casos que o organismo produz vitaminas insuficientes e o individuo sofra por essa carência”, conclui o farmacêutico

As opiniões emitidas nesta publicação são de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões e recomendações da Bayer S/A.