Pele Hidratada Naturalmente – Cosmetologia do bem!

O site Cosmetologia do Bem, repostou parte da minha matéria para a Revista Vida Natural!

Confira na íntegra minha matéria exclusiva para a Revista Vida Natural:

E Embora muita gente se esqueça, a pele também precisa de cuidados. Não só o que aplicamos externamente, mas a maneira como nos alimentamos e até o nosso estado de espírito são responsáveis pelas características deste que é o maior órgão do nosso corpo. O farmacêutico fitoterapeuta Jamar Tejada (SP) explica que a importância da hidratação deste tecido vai muito além da estética. “A pele possui sua barreira de proteção natural que age impedindo a entrada de agentes nocivos em nosso organismo. Isso significa que, quando desidratada, ela apresenta fissuras que possibilitam este processo”, aponta o especialista.

“Ter uma pele bem hidratada é um requisito básico para mantê-la em equilíbrio evitando alergias e proliferação de microrganismos e também para deixá-la com um bom aspecto visual”, explica a engenheira química Renata França (MG), uma das fundadoras da Cosmetologia Do Bem, que oferece cursos para a produção cosméticos com ingredientes naturais. A especialista ressalta que a hidratação pode amenizar visualmente problemas como cicatrizes, estrias e celulites, não pelo fato de tratá-los, mas por promover a saúde da pele de maneira geral.

Comida que trata:  A qualidade da nossa alimentação tem influência direta em nossa pele. “Quanto mais balanceada nossa dieta, mais hidratada ela será”, explica Tejada. Ele ressalta que a ingestão de água também é essencial, mas se as células não tiverem os nutrientes vindos dos alimentos, não conseguirão reter este líquido, ou podem armazená-lo em excesso, o que também é prejudicial. O farmacêutico ressalta que, geralmente, as pessoas pensam que as gorduras devem ser evitadas, mas é exatamente o contrário. “Uma alimentação equilibrada deve conter, no mínimo, 30% de gorduras, das quais um terço deve ser saturadas e dois terços, insaturadas, em média”, ressalta o fitoterapeuta.

Reflexo de dentro: Além do que comemos, estresse, pouco sono, doenças ou até o uso de algum medicamento pode interferir nas características da pele, como explica a farmacêutica criadora da linha de cosméticos naturais Ewé Alquimias, Mona Soares (BA). Ela ressalta que nossa pele muda muito ao longo dos anos, devido a fatores hormonais e fisiológicos. “Com as alterações hormonais (entrada da puberdade, ovulação, menopausa, cirurgias que removam ovários e tireoide), a pele também muda. O passar dos anos a faz perder colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza da pele, deixando-a mais enrugada e sensível”, aponta. Por tudo isso, Tejada ressalta que ter uma pele bonita, hidratada e equilibrada é resultado de uma série de fatores. “Não adianta utilizar um creme caríssimo se seu organismo está em desequilíbrio, a qualidade de sua pele vem de dentro para fora”, salienta. Ele destaca também a importância do bom funcionamento da flora intestinal, que interfere diretamente na distribuição dos nutrientes, refletindo também na nossa pele. Até as emoções são importantes “Uma pessoa feliz tem uma pele radiante”, afirma o farmacêutico.

Para saber mais, clique aqui