VOGUE: Suco de Salsão- O elixir da vez promete melhorar a pele e a digestão

O suco feito só com o vegetal e água virou hype entre a turma saudável com a promessa de benefícios que vão desde a perda de peso até um detox do fígado!

Até então coadjuvante no preparo do suco verde, o salsão virou protagonista healthy. Se antes ele vinha atrás da queridinha couve, do alcalinizante limão e do termogênico gengibre nas receitas detox, o vegetal agora tem uma legião de fãs anônimos e famosos. Kim Kardashian, Pharrell, Miranda Kerr, Sylvester Stallone e o tenista Novak Djokovic têm tomado apenas o salsão batido com água todas as manhãs. Eles acreditam na teoria de que beber diariamente o líquido em jejum traz inúmeros benefícios para a saúde: perda de peso, melhora do refluxo, do inchaço e de problemas de pele como acne, psoríase, rosácea e dermatite, controle de ansiedade e de doenças autoimunes.

Quem prega isso é o americano Anthony William (que se autointitula medical medium, mas não tem formação em nenhuma área da saúde), autor de livros sobre alimentação que vivem no topo da lista de best-sellers do The New York Times. Seu próximo sucesso, em pré-lançamento, chega no timing perfeito do hype, CeleryJuice:The Most Powerful Medicine of Our Time Healing Million Worldwide (Suco de salsão: o remédio mais poderoso do nosso tempo curando milhões de pessoas ao redor do mundo, em tradução livre). “A bebida é uma das formas mais profundas de restaurar a saúde digestiva. É muito poderoso”, defende ele em seu site medicalmedium.com.

“Enquanto há definitivamente um elemento de mistério sobrenatural em seu trabalho, muito do que Anthony diz particularmente em torno da doença autoimune parece inerentemente certo e verdadeiro”, opina Gwyneth Paltrow, especialista em assuntos relacionados ao mundo wellness. A atriz, criadora da plataforma Goop, refere-se ao caráter místico de William,que teria descoberto, com apenas 4 anos, o câncer de pulmão de sua avó, fato que foi posteriormente confirmado. Ele acredita que o aipo tenha propriedades curativas, incluindo o que ele chama de subgrupos de sódio, que protegeriam as membranas celulares do fígado e poderiam inibir o crescimento de vírus, bactérias e fungos. Segundo ele, o vegetal ainda restaura a capacidade de produção da bile, que na maioria das pessoas é desequilibrada.

“O suco de salsão funciona como um potente tônico hepático, pois estimula o processo de limpeza capitaneado pelo fígado – órgão que faz o recolhimento e o preparo das toxinas que serão posteriormente eliminadas”, diz Mari Poletto, nutricionista funcional de São Paulo. Mas, para isso, teria que ser bebido como preconiza o autor norte-americano: puro, fresco, feito apenas com os talos, batido com um pouco de água, coado e em jejum. Usa-se um salsão médio para render meio litro de suco, quantidade que ofereceria as substâncias benéficas para o organismo. “O jejum garante a absorção total delas. Inclusive, é por isso que deve ser coado, porque as fibras, apesar de boas, retardam o processo de digestão e absorção. Esse é o diferencial do método”, explica a nutricionista. Depois, deve-se esperar de 15 a 30 minutos para tomar café da manhã.

Afinal, por que o aipo foi alçado ao topo da categoria das superfoods? “A presença de limoneno, selineno, glicosídeos de furocumarina, flavonoides e vitaminas A e C torna essa planta um potente antioxidante – esses compostos fazem a coleta dos radicais livres, que causam problemas de saúde”, esclarece Jamar Tejada, farmacêutico homeopata de São Paulo. Segundo ele, o vegetal ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e hepáticas, icterícia, obstruções do trato urinário, gota e distúrbios reumáticos. “Estudos experimentais mostram ainda que o aipo tem propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias”, acrescenta. Adepto do suco de salsão, ele dá dicas para comprar e armazenar o produto: verifique se os talos e as folhas estão bem verdes e conserve-o embrulhado no refrigerador por no máximo três a quatro dias – mais do que isso, perdem-se os nutrientes. Apesar de a maioria das pessoas se beneficiar com a bebida, o farmacêutico faz um alerta: “Alguns efeitos colaterais devem ser levados em consideração, incluindo problemas nos rins, reações alérgicas e aumento da sensibilidade ao sol”.

As propriedades nutricionais do aipo são inquestionáveis, porém o mesmo não se aplica às promessas milagrosas. “O salsão ajuda na maior liberação das toxinas que, acumuladas no organismo, causam inflamações, mas não podemos dizer que ele ou qualquer outro alimento têm o poder de curar doenças”, diz Mari Poletto. O endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo, vai além. “Trata-se de mais um modismo que usa da pseudociência para tirar conclusões precipitadas, levando em conta a constituição dos ingredientes.”Para o médico, quando se fala em emagrecimento e saúde, não se pode abrir mão das fibras. “Ao coar, perdem-se as fibras que ajudam na perda de peso, na saciedade e no funcionamento do intestino, que também promove a destoxificação do organismo.” Além disso, o suco aumenta o índice glicêmico porque 300ml tem em média 70 calorias e 11 gramas de açúcar, o que contribui para a obesidade e outros problemas de saúde.

Ainda que a tendência não seja unanimidade entre os especialistas, vale sempre a máxima de que dieta equilibrada (vegetais incluídos), hábitos saudáveis, boas noites de sono e exercícios físicos regulares são a melhor fórmula para manter a saúde em dia.