[BOA FORMA] Como deixar sua casa à prova de poluição

Produtos de limpeza, poeira, pelos de cachorros e gatos, fumaça de cigarro… Será mesmo que a poluição está só nas ruas e avenidas, onde o trânsito corre solto e ônibus, caminhões e carros soltam fumaÇA (…)

Um estudo do Observatório da Qualidade do Ar Interior (OQAI) analisou o ar de 400 casas durante dois anos. O que os pesquisadores descobriram, estudando diretamente filtros de ar condicionado e sacos de aspiradores de pó, é que existem mais de 30 tipos de poluentes químicos presentes dentro de casa. A conclusão foi que 95% das habitações contém pelo menos uma forma de poluente. 

Esses poluentes, ao contrário do que se pode pensar, não vem apenas da fumaça dos ônibus e carros, como dito acima. Eles são liberados por materiais plásticos, computadores, detergentes ou inseticidas que usamos ao longo do dia ou da semana. Também são fruto do uso de desinfetantes, performadores, cosméticos e até fogões, panelas e frigideiras. 

Mas antes que você entre em pânico achando que a é impossível se livrar do ar poluído, muita calma.
“Ações bastante simples permitem a redução da poluição de nossas casas”, explica o farmacêutico neuropata Jamar Tejada. “Em primeiro lugar, tente renovar regularmente o ar da casa, abrindo janelas e e portas. Faça isso de manhã cedo e à noite, quando o ar exterior é menos poluído.”

Consequências do ar tóxico em casa 


Segundo a alergista e imunologista Dra. Brianna Nicolletti, é difícil pensar em um ambiente longe de poluição quando se fala nos grandes centros urbanos ;

“Nossos lares podem ter uma concentração surpreendente de microorganismos (bactérias), mofo (fungos), ácaros e até substâncias tóxicas que saem de materiais de construção (tintura, resinas, colas), mó…

Leia mais em: Leia mais em: https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/como-deixar-a-casa-a-prova-de-poluicao/