[L’OFFICIEL] Como criar uma rotina de cuidados para um bom envelhecimento.

Cada vez mais os homens estão se cuidando e pensando no seu bem-estar futuro.  O envelhecimento é algo normal, mas envelhecer com qualidade e vitalidade é essencial para uma vida saudável e sem complicações. Com o  passar dos anos, todos sofremos um processo natural de envelhecimento da pele com o estresse diário, poluição, sol intenso e falta de cuidados. As células não ficam de fora de todo esse desgaste do relógio biológico que não para, gerando diversas modificações no corpo, bem como o declínio progressivo e lento de sua função hormonal, principalmente após os 40 anos. (…)

Mesmo com o uso de procedimentos estéticos, exercícios físicos e produtos que auxiliam no retardamento do envelhecimento, para o farmacêutico naturopata, Jamar Tejada, fundador da Che Figo – marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens,  para conquistar  um bom resultado no futuro é importante cuidar da pele de dentro para fora desde cedo, pois se você não trata seu organismo com uma boa alimentação,  seu corpo irá te cobrar mais para frente e como consequência terá alguns problemas pelo caminho.

 “Quando as pessoas pensam em envelhecimento, sempre o relacionam com a pele, no entanto a pele é quase sempre o último órgão a ser afetado. O envelhecimento está relacionado principalmente com o sistema digestivo, por mais que se usem cremes, se a sua alimentação não for de qualidade, esses de pouco adiantarão. Geralmente quem possui um problema digestivo não consegue nutrir o corpo de forma positiva, deixando de absorver o que deveria ser absorvido e absorvendo aquilo que deveria ser excretado resultando em mais agentes oxidantes e inflamatórios, acelerando o envelhecimento”, afirma Tejard.

Segundo Tejard, quase toda alimentação industrializada, ultraprocessada,  contribui para um processo de envelhecimento mais rápido, por isso uma boa alimentação é essencial. O açúcar, por exemplo,  é um super envelhecedor, uma vez que a glicose em excesso faz com que o corpo sofra um processo de oxidação. Para que ocorra um envelhecimento saudável de forma não acelerada  é importante ter uma alimentação bem balanceada, com fontes vitamínicas, minerais, aminoácidos e também fontes probióticas, pois a flora intestinal, conhecida como microbiota é o seletor de todo esse processo. “Uma alimentação variada com diferentes frutas, legumes e verduras é essencial. Não adianta comer sempre os mesmos alimentos, a variedade é fundamental.  As vitaminas em cápsulas também são uma opção para a falta desses nutrientes, mas sempre recomendadas por médicos e aliada com uma boa alimentação. Nada substitui um bom prato de comida!”, recomenda o especialista. 

Ainda de acordo com Tejard, para aqueles que são adeptos a cápsulas, alguns elementos são essenciais para dar um “up” no antienvelhecimento, como o colágeno tipo peptídeo que possui uma absorção melhor e uma garantia para que esses aminoácidos cheguem até a pele, além do silício orgânico,  que ajuda na estruturação da pele. Se sua alimentação não é variada, você pode ainda dar um plus com antioxidantes encontrados na forma de cápsulas, nutracêuticos como o açafrão, resveratrol, ômega 3 e  licopeno,  que sempre vem bem!  Vale lembrar que para o uso de qualquer vitamina, mineral ou mesmo aminoácido é essencial ter um acompanhamento de profissional de saúde da área, além de evitarmos a automedicação

É de suma importância pensar que antes de buscar qualquer creme ou procedimentos estéticos  no corpo, deve existir  um cuidado especial na parte interna. Uma observação e exemplo muito claro disso são dos homens do campo, onde possuem uma qualidade de vida muito melhor do que os de grandes metrópoles, pela ingestão de alimentos naturais e ar puro. “Dentro da medicina naturalista também existem opções que ajudam no entardecer do envelhecimento masculino.  A homeopatia, por exemplo,  serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo e não na doença, podendo ser utilizada juntamente com a fitoterapia”, explica o farmacêutico naturopata. 

O especialista reforça sobre a importância de cuidar da mente, principalmente com pandemia, home office, excesso de trabalho,  incertezas, e demais  fatores estressantes que permearam o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021.  “Além da reposição de nutrientes e boa alimentação,  o processo de envelhecimento é acelerado com o estresse,  logo meditar e ter um tempo de autocuidado e relaxamento  atuam de forma tão positiva quanto o melhor creme antienvelhecimento!”, recomenda Tejard.