[MARIE CLARIE] 4 dicas para amenizar os impactos do tempo seco na saúde e no bem-estar

O tempo seco é bastante comum durante o inverno, já que este clima é caracterizado pela diminuição das chuvas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar varia entre 40% e 70%, porém essa marca tem ficado bem abaixo do ideal em diversos estados brasileiros. Especialistas indicam que quando a umidade fica inferior a 30%, os efeitos da poluição são mais graves, já que a dispersão de poluentes é comprometida.

Diversos problemas de saúde também podem ser agravados por conta da falta de chuvas, porque a hidratação do organismo fica comprometida. Na pele, dermatites, irritações e ressecamentos podem ficar mais frequentes. As mucosas internas do corpo também são afetadas, especialmente as das vias respiratórias, o que facilita o surgimento de doenças nasais.

Para evitar alergias e outros desconfortos, como sangramento nasal, Jamar Tejada, farmacêutico naturopata, preparou uma lista com dicas naturais que ajudam e preparam o corpo para o tempo seco. Veja abaixo:

Hidrate-se

A ingestão de líquidos é fundamental para manter o corpo saudável, principalmente durante o inverno e em dias em que a umidade do ar encontra-se em baixa. “Para aumentar o consumo de água – que é essencial para manter o nível de hidratação corporal adequado nesses dias – os chás podem ser uma boa solução para variar nos sabores e consumir ainda mais líquidos”, explica. A alimentação também é uma aliada para combater o ressecamento da pele. Para isso, invista em alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, como frutas cítricas e castanhas.

Tenha plantas por perto

“As plantas fazem o papel de umidificador caseiro já que liberam vapor no ar. Alguns exemplos são a aloe vera, palmeira de jardim e ficus e diversas outras espécies de philodendron e dracena que através das folhas, flores e caules deixam o ambiente mais úmido”, informa Jamar. Aliado a isso, você pode adotar o costume de lavar as vias nasais diariamente para descongestionar o nariz e respirar melhor.

Umidificador caseiro

Os umidificadores de ar são uma boa opção para recuperar a umidade do ambiente e deixá-la dentro dos padrões recomendados, facilitando a respiração. Se você não tem um aparelho específico para isso, é possível fazer um com utensílios domésticos. “Para fazer um umidificador caseiro basta ferver duas xícaras de água em uma panela e colocar no ambiente ainda quente. Repetir a ação sempre que a água esfriar”, recomenda.

Tratamentos naturais

“A homeopatia ajuda a manter suas mucosas nasais saudáveis.  A hydrastis ajuda a restabelecer o equilíbrio no trato respiratório. Ainda dentro da homeopatia podem ser utilizados os próprios tecidos da mucosa nasal, pulmão, laringe e faringe, chamados nosódios que quando indicados restabelecem a energia e integridade vital desses órgãos”, finaliza.